DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS INOVADORAS
CONQUISTANDO RESULTADOS
Balanceamento dinâmico em campo
O método de Balanceamento dinâmico “em campo” utiliza a técnica de coeficientes de influência para estabelecer a relação entre a vibração do equipamento sobre seus próprios suportes e o desequilíbrio residual por excentricidade de massa sobre o centro de rotação.
Com o Balanceamento em Campo a máquina não precisa ser desmontada, o equipamento utilizado no balanceamento dinâmico em campo é portátil e composto por um software interno (Plataforma Idear) que calcula a quantidade de massa a ser adicionada ou removida e a sua posição no rotor, pá do ventilador ou outro componente de equipamento rotativo.
Após receber a indicação do peso (em gramas ou miligramas) e o angulo (onde este peso deve ser adicionado ou removido), procede-se então com a correção.
A redução do tempo de parada é um fator muito importante quando se compara o balanceamento dinâmico realizado em campo e o balanceamento tradicional, pois não é necessário desmontar a máquina para realização dos trabalhos.
As condições de execução são as mais variáveis possíveis, pois o balanceamento é realizado na estação de trabalho e utilizando-se indicadores de vibração nos mancais, sistema de acionamento e base da própria máquina para definir se há ou não a necessidade do serviço ser realizado.
A técnica de balanceamento dinâmico é aplicada em Exaustores, Ventiladores, Condicionadores de ar, Sopradores, Moinhos, Rotores, Cilindros, Trituradores, Torres de resfriamento, dentre vários outros equipamentos rotativos de pequeno a grande porte.